Experiências de estímulo à leitura são debatidas em Belém
Belém — Despertar o hábito de ler em pessoas que só conheceram as primeiras palavras escritas na juventude ou na vida adulta foi assunto de debate na quarta-feira, 2, na 6ª Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos (Confintea), em Belém. Reunidos na oficina Cultura da Leitura e Ambiente de Leitura para Jovens e Adultos, mediada pela princesa Laurentien, da Holanda, expositores e participantes dos cinco continentes expuseram problemas e experiências bem-sucedidas em seus países.
Da organização indiana Planet Read, cujo lema é Leitura para um Bilhão, Brij Khothari relatou que muitos indianos estão reforçando as habilidades de leitura por meio da televisão. “Constatamos que 700 milhões de pessoas tinham acesso à tevê e assistiam às produções nacionais de cinema”, afirmou. Muito populares no país, os filmes indianos frequentemente trazem música e dança em dialetos locais — são 22 no país. Para atrelar a leitura a um hábito de vida de muitos indianos, a organização resolveu colocar legendas nos filmes. “Assim, a pessoa pode fazer o que gosta e, ao mesmo tempo, ler o que o ator está falando ou cantando.
Mais informações no portal do professor
Rosangela, já fui até o portal do professor e gostei muito da notícia sobre o estímulo à leitura para jovens e adultos no Estado do Parà.
ResponderExcluirMinha amiga, gostei do teu blog, como sugestão coloca uma cor de fundo, para melhorar a visualidade das letras.
ResponderExcluirOi Rosangela tudo bem? Bom dia!!!! Parabéns pelo Blog. Agora é só ir alimentando com as informações, fotos, atividades da sua escola e do dia-a-dia. Hum no portal do professor encontramos várias opções para tornar nossas aulas mais prazeirosas.. já sou seu seguidor!!! Rangel.
ResponderExcluir